segunda-feira, 16 de janeiro de 2017

O APARTAMENTO DE ASGHAR FARHADI




FORUSHANDE, IRÃ, FRANÇA, 2016, DRAMA
ELENCO:
SHAHAB HOSSEINI – EMAD – MARIDO
TARANEH ALIDOOSTI – RANA – MULHER
Spoiler


Esse belíssimo filme do impecável diretor Asghar Farhadi, de A Separação, ganhou premio de melhor roteiro e melhor ator no festival de Cannes, com muita justiça. Trata-se da história de um casal erudito e moderno, no Irã atual. Ele é professor de literatura e ator, assim como sua mulher. Ensaiam a peça A Morte do Cacheiro Viajante, de Arthur Miller, onde são o par principal.  As primeiras cenas focam o teatro e o palco com seus pertences, para depois ir aos diversos atores. Em outro momento, Rana e Emad são obrigados a abandonar o edifício onde moram, que ameaça desabar por causa de uma obra ao lado. Focam o trator e já intuímos um roteiro de separações e problemas. Um ator amigo oferece a eles um apartamento abandonado há pouco tempo, em igual estado de decadência pela situação caótica do país. Sem outra opção, mudam para lá e Rana consegue deixá-lo com um ar mais habitável. Nessa mesma noite, depois do espetáculo, vai para casa para tomar banho e relaxar. O marido chegaria em breve. Quando a campainha da porta toca, ela simplesmente abre-a, esperando a chegada do marido. Esse lapso vai desencadear fatos terríveis e inimagináveis na vida dos dois. Tratava-se de um cliente da antiga proprietária, prostituta, o qual ataca brutalmente Rana no chuveiro deixando-a desacordada e muito ferida. Ela não quer dar parte na polícia, pelo preconceito contra as mulheres no país. E também não quer que ninguém, além dos vizinhos que a salvaram, saiba do caso. Entretanto foge do controle deles essa terrível notícia. Já que Rana não irá à delegacia, Emad resolve descobrir sozinho quem atacou sua mulher. É a melhor parte do filme, sua atuação é soberba. Investiga pequenos detalhes, fatos que ouve aqui e ali, volta para o antigo apartamento, a fim de dar uma nova revisão nas coisas e acaba achando o culpado. Esse homem será atraído a esse apartamento e forçado a confessar seu crime de maneira humilhante, mas sem agressões físicas. Quer ir até o fim, pois só assim poderia voltar a ter uma relação normal com a esposa que se encontrava traumatizada e ferida. O lado humano do casal, nesse país tão agressivo e prepotente, é a cereja do bolo desse fantástico filme. Imperdível pelas atuações e o roteiro intrigante. Um dos melhores filmes em cartaz. 

Nenhum comentário: