sexta-feira, 13 de novembro de 2009

O SOLISTA DE JOE WRIGHT








Atenção: spoilers

Este espetacular drama começa numa madrugada, quando vemos as pernas de um ciclista pedalando rapidamente. Ao mesmo tempo o motorista de uma caminhonete entrega os jornais da manhã, nas casas ainda adormecidas. No jornal “Los Angeles Times” as páginas continuam sendo impressas e há muito movimento de funcionários. Repentinamente, ao clarear um pouco mais, o ciclista sofre um acidente e vai parar em um hospital. Tem o lado direito de seu rosto transfigurado. Esse homem grava tudo o que se passa ao seu redor com precisão. Trata-se de um jornalista do diário mencionado, Steve Lopez. Tem uma coluna bastante lida. Ao chegar ao trabalho encontra-se com sua ex-mulher e chefe. O jornal está em dificuldades, pois perdera uma grande percentagem de leitores com 30 anos. Lopez sai, meio sem rumo, quando escuta o som de um violino. É um belo som e ele se aproxima do músico. Trata-se de um sem teto, que mora pelos túneis e viadutos da cidade. O violino tem somente duas cordas e a música é de Beethoven. Vendo-o, e como jornalista curioso, resolve saber quem era aquele mendigo. Desse momento em diante temos uma fantástica história verídica de um homem talentoso, Nathaniel Ayers. Ele fala um inglês perfeito, mas suas sentenças não têm conexão e suas frases são sobrepostas umas às outras. É um esquizofrênico de meia idade, com cabelos a rarear repartidos ao meio e uma expressão inteligente, apesar de seus andrajos e de sua casa que leva para todos os lugares: um carrinho de supermercado repleto de coisas importantes para ele. O diálogo é difícil, mas Lopez vê nesse ser humano grandes possibilidades e resolve ajudá-lo. Seria também objeto de artigos em sua coluna. Apesar das dificuldades nasce entre eles uma amizade sincera, pois ambos eram honestos consigo mesmos. Steve consegue descobrir suas origens e presenteia-o com um violoncelo, oferecido por uma de suas leitoras, que comovida oferece-lhe, para que possa seguir em sua maior paixão: a música erudita e seu compositor predileto – Beethoven. Para tanto ele terá que se juntar a uma comunidade de sem-tetos a LAMP, pois o instrumento poderia ser facilmente roubado nas ruas cobertas por pessoas marginalizadas e tão enlouquecidas como ele. Quando Steve descobre sua irmã, o filme volta em flashback (recurso usado atualmente à exaustão). Ele fora um adolescente pobre e um gênio da música. Seu talento é reconhecido por um professor, que garante à sua família que as portas do mundo se abrirão diante desse gênio. Estudando em uma universidade importante, Juilliard, dedica seu tempo ou melhor sua vida, à música clássica e nela sorve toda sua magia. Até que um dia, já no segundo ano da universidade, deixa-se levar tão irracionalmente por ela, que perde seu eixo e passa a ouvir vozes, que o atormentam. Elas lhe dizem que é perseguido e que será assassinado. Nathaniel passa a morar nas ruas e torna-se uma presa de si mesmo. Isolado, desconfiado e às vezes brutal não consegue comunicar-se, a não ser com Steve, pois esse demonstra uma enorme curiosidade e atração sobre esse personagem singular. Lopez passa a quase morar entre os mendigos e a relacionar-se com o diretor da LAMP, que se recusa a chamar um psiquiatra e forçá-lo a tomar medicações, pois isso seria contra a lei. Steve só consegue ver a genialidade daquele homem, que o tem como um Deus, e ela escorrendo diante de sua vida. Seus artigos transformam-se em sucesso, sendo lido até pelo prefeito da cidade, o qual disponibiliza mais dinheiro para essas ações sociais. Após forçar um encontro com um mestre musicista, para que possa aprender algo mais, é convidado para um Recital. Relutante, apresenta-se com seus trapos e sua “casa”, mas diante dessa situação tão limitante e estressante perde o controle e foge, para desespero da platéia lotada. É procurado em todos os lugares, mas não é achado. Encontrava-se em um pequeno apartamento de outra entidade, contudo agora estava na LAMP, a espera de Lopez. Seu amigo e seu Deus tenta forçá-lo a voltar a tocar mais uma vez, mas quase é morto por ele. No final da película, vemos a irmã vindo visitá-lo e mesmo sem olhar para ela, percebe que são parentes do passado. Assim, com ele mais calmo e fortalecido pela amizade, vão todos à uma sala de consertos assistir à Orquestra Sinfônica de Los Angeles. Nesses momentos de enlevo total, nosso jornalista percebe que ele deve ser respeitado como é, esquizofrênico, mas confiante naquilo que mais acreditava e respeitava: Beethoven e a música erudita. Era finalmente um homem livre, que pudesse escapar de si mesmo, quando uma situação dramática se apresentasse. A vida de ambos mudara. No final, nos é informado que Nathaniel agora tocava mais de uma dezena de instrumentos e que Steve Lopez, seu melhor amigo, estava aprendendo a tocar violão. Com esse material conseguiu escrever o livro no qual se baseia este filme. Vale a pena conferir!
Jamie Foxx como Nathaniel Ayers, em um empenho magnífico.
Robert Downey Jr como Steve Lopez, também em trabalho brilhante.
Direção segura de Joe Wright
Mais de 90.000 sem tetos perambulam pelas ruas de Los Angeles, nas mesmas condições de nosso herói.

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