quarta-feira, 6 de julho de 2016

AS MONTANHAS SE SEPARAM DE JIA ZHANG-KE









SHAN HE GU REN, CHINA, FRANÇA, JAPÃO, 2015, 131 MIN., DRAMA
ELENCO:
TAO – TAO SHEN
JINSHENG – ZHANG Y
LIANGZI – LIAN JIN DONG
MIA – SYLVIA CHANG

Neste ótimo filme do competente diretor Jia Zhang-ke, temos sua visão sobre como tem sido e poderá ser a China moderna, com grande desenvolvimento e hábitos orientais transformados. A heroína é esposa do diretor e sua musa. O filme é ancorado nessa personagem central, refletindo sobre perda, mudança e arrependimento em um triângulo amoroso, no ano de 1999, composto por três jovens amigos de infância, na cidade de Fenyang. O filme terá dois saltos bruscos, 2014 e 2025. Começa com a jovem Tao, professora primária, dançando música Disco com um grupo de adolescentes. Ela mora com o pai viúvo e tem dois grandes amigos, Jinsheng e Liangzi, ambos interessados nela. Liangzi é um rapaz pobre e sensível, trabalhador de mina de carvão, que gosta de Tao desde sempre. Chega Jinsheng, já um jovem próspero e proprietário de um posto de gasolina, com um carro alemão vermelho, que impressiona os outros dois.  A disputa por Tao começa aí, com a tensão entre as classes sócias dos novos ricos e dos mais pobres. Com o passar dos dias ela se decide por Jinsheng, impressionada com seus feitos e determinação. Quando Liangzi recebe seu convite de casamento, promete partir e nunca mais voltar a Fenyang, deixando-a comovida e cheia de dúvidas. As cores do filme são vivas e fortes, mostrando o colorido estupendo dos papeis, flores e sombrinhas daquele país, contrastando com a paisagem fortemente desmatada e poluída. O casamento é requintado.  Tempos depois ela dá a luz a um menino, Dollar, referindo-se aos valores de seu pai. Liangzi também se casou e tem um filhinho, continuando no mesmo tipo de trabalho. Contrai um câncer terminal nos pulmões e resolve voltar para sua casa em Fenyang. Sua bela esposa põe-se em campo para ajudá-lo com dinheiro para a quimioterapia e procura Tao, agora divorciada e sem seu filho, mas com vida financeira confortável. Com a morte do avô, o garotinho de sete anos vem para o funeral e não consegue aconchegar-se à mãe, fala inglês e é controlado pela nova esposa do pai, chamando-a de Mummy, para tristeza de Tao. Faz o que pode para conquistá-lo, mas crê que um futuro na Austrália, para onde se mudariam, seria melhor para ele. Outro salto para 2025, Melbourne, Austrália. Jinzheng, agora um forte empreendedor, está envelhecido e solitário, só fala com Dollar em chinês, precisando sempre de um Google tradutor para poder se entenderem. Eles se dão mal e ambos não se adaptaram bem ao país. Dollar negligencia as aulas de Cultura Chinesa, mas se apaixona pela professora, que tem a idade de sua mãe, uma figura materna de que tanto precisava. As cenas desse país são belíssimas com o mar batendo forte nas rochas e o vento incessante. No decorrer desse relacionamento ele decide voltar às suas origens. Uma saga e tanto, como em um livro de formação de caráter. Os atores são muito expressivos, a imagem impecável e o som absolutamente perfeito, ajudando no desenrolar da história.  O mais novo sucesso de Jia é imperdível.

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