SHAN HE GU
REN, CHINA, FRANÇA, JAPÃO, 2015, 131 MIN., DRAMA
ELENCO:
TAO – TAO
SHEN
JINSHENG –
ZHANG Y
LIANGZI –
LIAN JIN DONG
MIA –
SYLVIA CHANG
Neste ótimo filme do competente diretor
Jia Zhang-ke, temos sua visão sobre como tem sido e poderá ser a China moderna,
com grande desenvolvimento e hábitos orientais transformados. A heroína é
esposa do diretor e sua musa. O filme é ancorado nessa personagem central, refletindo
sobre perda, mudança e arrependimento em um triângulo amoroso, no ano de 1999,
composto por três jovens amigos de infância, na cidade de Fenyang. O filme terá
dois saltos bruscos, 2014 e 2025. Começa com a jovem Tao, professora primária,
dançando música Disco com um grupo de adolescentes. Ela mora com o pai viúvo e
tem dois grandes amigos, Jinsheng e Liangzi, ambos interessados nela. Liangzi é
um rapaz pobre e sensível, trabalhador de mina de carvão, que gosta de Tao
desde sempre. Chega Jinsheng, já um jovem próspero e proprietário de um posto
de gasolina, com um carro alemão vermelho, que impressiona os outros dois. A disputa por Tao começa aí, com a tensão
entre as classes sócias dos novos ricos e dos mais pobres. Com o passar dos
dias ela se decide por Jinsheng, impressionada com seus feitos e determinação.
Quando Liangzi recebe seu convite de casamento, promete partir e nunca mais
voltar a Fenyang, deixando-a comovida e cheia de dúvidas. As cores do filme são
vivas e fortes, mostrando o colorido estupendo dos papeis, flores e sombrinhas
daquele país, contrastando com a paisagem fortemente desmatada e poluída. O
casamento é requintado. Tempos depois
ela dá a luz a um menino, Dollar, referindo-se aos valores de seu pai. Liangzi
também se casou e tem um filhinho, continuando no mesmo tipo de trabalho. Contrai
um câncer terminal nos pulmões e resolve voltar para sua casa em Fenyang. Sua
bela esposa põe-se em campo para ajudá-lo com dinheiro para a quimioterapia e
procura Tao, agora divorciada e sem seu filho, mas com vida financeira
confortável. Com a morte do avô, o garotinho de sete anos vem para o funeral e
não consegue aconchegar-se à mãe, fala inglês e é controlado pela nova esposa
do pai, chamando-a de Mummy, para tristeza de Tao. Faz o que pode para
conquistá-lo, mas crê que um futuro na Austrália, para onde se mudariam, seria
melhor para ele. Outro salto para 2025, Melbourne, Austrália. Jinzheng, agora
um forte empreendedor, está envelhecido e solitário, só fala com Dollar em
chinês, precisando sempre de um Google tradutor para poder se entenderem. Eles
se dão mal e ambos não se adaptaram bem ao país. Dollar negligencia as aulas de
Cultura Chinesa, mas se apaixona pela professora, que tem a idade de sua mãe,
uma figura materna de que tanto precisava. As cenas desse país são belíssimas
com o mar batendo forte nas rochas e o vento incessante. No decorrer desse
relacionamento ele decide voltar às suas origens. Uma saga e tanto, como em um
livro de formação de caráter. Os atores são muito expressivos, a imagem
impecável e o som absolutamente perfeito, ajudando no desenrolar da história. O mais novo sucesso de Jia é imperdível.
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