A CASA QUE JACK CONSTRUIU DE LARS VON TRIER
THE HOUSE
THAT JACK BUILT, DINAMARCA, 2018, 155 MIN., DRAMA
ELENCO:
MATT DILLON – JACK
BRUNO GANZ – VIRGILIO, AUTOR DE ENEIDA
UMA THURMAN – LOIRA DA ESTRADA
Esse filme de Lars Von Trier é
composto de cinco partes e um epílogo. Não espere que seja um filme apavorante
e muito inspirado, não está em seu melhor. O protagonista, que se diz
engenheiro com alma de arquiteto pelo seu gosto pela beleza, quer construir a
casa perfeita. Comunica-se com Virgílio, em um diálogo que ouvimos e veremos
esse personagem somente no final. Supomos que se trata do poeta clássico
romano, autor de Eneida. Virgílio o leva por um longo caminho e diz que todas
as pessoas que o percorrem costumam falar de si mesmas. É quando realmente
começa o filme. Jack está dirigindo um grande e velho furgão vermelho, quando é
interrompido na estrada por uma loira (Uma Thurman) que, estando com o pneu de
seu carro furado, pede insistentemente que ele a leve a um borracheiro. Ela é
bastante irritante e acaba sendo assassinada com seu próprio macaco. Sua
primeira vítima vai ser desovada em um recinto velho com um enorme freezer.
Jack sofre de TOC e tudo para ele tem que ser perfeito. A segunda vítima é uma
namorada viúva com dois filhos. A cada assassinato ela se acha mais brilhante e
perfeito se intitulando Sr.
Sofisticação. São cenas com humor, pois querendo deixar tudo primoroso e sem
rastros, volta constantemente ao lugar do crime para deixá-lo o mais limpo
possível, chegando ao máximo de ao mesmo tempo em que mata sua vítima arruma o
quadro da parede que está torto! Com o tempo seu TOC melhora e vai direto ao ponto
por longos anos. Virgílio não se impressiona com suas narrativas, nem com os
inúmeros projetos de casa que vai modificando a cada assassinato. A verdade é
que falta carisma a Matt Dillon e ele não consegue convencer, tampouco a
narrativa. O filme vira uma farsa. O melhor do longa é o epílogo, quando
sentimos as fraquezas do personagem e sua tentativa de salvação. O cenário é
nada menos que uma descrição da mais importante obra de Dante Alighieri. Há
diversas cenas relacionadas a quadros famosos. O filme é longo, mas para quem é
seu fã ardoroso vale pela tentativa e o inusitado de algumas cenas.
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