terça-feira, 20 de novembro de 2018

EM CHAMAS DE LEE CHANG-DONG




BUH-NING, COREIA DO SUL, 2018, 148 MIN., SUSPENSE.

ELENCO:
YOO AH-IN – YOUNG-SOO
STEVEN YEUN – BEN
JEAN JONG-SEO – HAEMI

Essa espetacular história é uma adaptação de um conto japonês, Barn Burning, do escritor Haruki Murakami. Lee Chang-Dong de 64 anos é cineasta, romancista e roteirista de sucesso, tendo recebido dois prêmios importantes em sua carreira. Ele retrata aqui os dilemas da juventude coreana atual, com falta de perspectivas e empregos. Trata-se da história do jovem Jongsu, filho de um agricultor problemático, que se encontra preso por suas seguidas crises de violência contra a pessoa. Jongsu é formado em Escrita Criativa, quer ser romancista, mas trabalha fazendo bicos na cidade. Um dia encontra-se com a desinibida, Haemi, que foi sua amiga de infância no vilarejo em que moravam. Agora ela quer ser atriz e trabalha dançando em frente a uma loja para atrair clientes. Ela o reconhece e toma a iniciativa de dar um cupom que será sorteado. Ele ganha um cafona relógio esportivo feminino. O par sai para conversar e ela recebe o premio que Jongsu havia ganhado de presente. A conversa vai parar em seu apartamento, pois iria para a África aperfeiçoar seu curso de pantomima e pede ao jovem que dê comida ao seu gato, que nunca aparece, mas mostra suas fezes em um caixinha para mostrar que existe. O casal começa um “relacionamento” que é especial para Jongsu. Quando volta, traz consigo um rapaz sofisticado e rico, Ben, que conhecera no aeroporto durante a demora de um voo. O triangulo exótico começa a funcionar, pois eles continuam tendo relações amistosas. O lado mais fraco é Jongsu comentando que “A Coreia está cheia de “Gatsbys” como Ben, jovens que exibem suas posses, mas ninguém sabe como ganham a vida”, aludindo ao clássico famoso de Scott Fitzgerald.  Certamente Haemi sente algo forte com relação ao amigo de infância, mas o Porsche de Ben, seu belo apartamento e suas amizades falam mais alto. Os três conversam sobre vários assuntos atuais e Haemi parece descontraída com eles, chegando a fazer um pequeno ensaio de dança, despida da cintura para cima. Youngsu não aprova. O apartamento de Haemi é uma confusão com roupas espalhadas por todos os lados e ela misteriosa quanto aos seus desejos. O mistério envolve todo o filme, deixando a plateia na expectativa de que algo pior vai acontecer. Numa conversa informal, depois de fumarem um baseado, Jongsu confessa que odeia o pai por seu temperamento e Ben relata um segredo também. Adorava incendiar celeiros abandonados e observar o fogo consumindo. Isso a cada dois meses. Jongsu admira-se de como possa fazer isso sem saber o que resultaria para seu dono. Essa parte ética não é importante para Ben. Os três passam a frequentar o belo apartamento e Jongsu descobre no banheiro uma coleção de facas e em uma gavetinha, vários pertences femininos sem valor, como pulseirinhas, presilhas, grampos, correntinhas. Haemi subitamente some e seu amigo fica muitíssimo preocupado, indo procurá-la em todos os lugares, desde sua infância até os dias atuais sem sucesso. Desesperado encontra-se com Ben, que afirma não saber de seu paradeiro. Clandestinamente Jongsu consegue entrar no banheiro e vê na gaveta algo que será decisivo para ele. O filme tem um final importantíssimo, encerrando mais de duas horas de tensão e mistério. Os três jovens atores são excepcionais e o enredo está bem longe de representar um triângulo amoroso banal. A crítica em Cannes não foi tão calorosa como eu. Ótimo, absolutamente imperdível!!

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