BUH-NING, COREIA DO SUL, 2018, 148 MIN., SUSPENSE.
ELENCO:
YOO AH-IN –
YOUNG-SOO
STEVEN YEUN
– BEN
JEAN
JONG-SEO – HAEMI
Essa espetacular história é uma
adaptação de um conto japonês, Barn Burning, do escritor Haruki Murakami. Lee
Chang-Dong de 64 anos é cineasta, romancista e roteirista de sucesso, tendo
recebido dois prêmios importantes em sua carreira. Ele retrata aqui os dilemas
da juventude coreana atual, com falta de perspectivas e empregos. Trata-se da
história do jovem Jongsu, filho de um agricultor problemático, que se encontra
preso por suas seguidas crises de violência contra a pessoa. Jongsu é formado
em Escrita Criativa, quer ser romancista, mas trabalha fazendo bicos na cidade.
Um dia encontra-se com a desinibida, Haemi, que foi sua amiga de infância no
vilarejo em que moravam. Agora ela quer ser atriz e trabalha dançando em frente
a uma loja para atrair clientes. Ela o reconhece e toma a iniciativa de dar um
cupom que será sorteado. Ele ganha um cafona relógio esportivo feminino. O par
sai para conversar e ela recebe o premio que Jongsu havia ganhado de presente.
A conversa vai parar em seu apartamento, pois iria para a África aperfeiçoar
seu curso de pantomima e pede ao jovem que dê comida ao seu gato, que nunca
aparece, mas mostra suas fezes em um caixinha para mostrar que existe. O casal
começa um “relacionamento” que é especial para Jongsu. Quando volta, traz
consigo um rapaz sofisticado e rico, Ben, que conhecera no aeroporto durante a
demora de um voo. O triangulo exótico começa a funcionar, pois eles continuam
tendo relações amistosas. O lado mais fraco é Jongsu comentando que “A Coreia
está cheia de “Gatsbys” como Ben, jovens que exibem suas posses, mas ninguém
sabe como ganham a vida”, aludindo ao clássico famoso de Scott Fitzgerald. Certamente Haemi sente algo forte com relação
ao amigo de infância, mas o Porsche de Ben, seu belo apartamento e suas
amizades falam mais alto. Os três conversam sobre vários assuntos atuais e
Haemi parece descontraída com eles, chegando a fazer um pequeno ensaio de
dança, despida da cintura para cima. Youngsu não aprova. O apartamento de Haemi
é uma confusão com roupas espalhadas por todos os lados e ela misteriosa quanto
aos seus desejos. O mistério envolve todo o filme, deixando a plateia na
expectativa de que algo pior vai acontecer. Numa conversa informal, depois de
fumarem um baseado, Jongsu confessa que odeia o pai por seu temperamento e Ben
relata um segredo também. Adorava incendiar celeiros abandonados e observar o
fogo consumindo. Isso a cada dois meses. Jongsu admira-se de como possa fazer
isso sem saber o que resultaria para seu dono. Essa parte ética não é
importante para Ben. Os três passam a frequentar o belo apartamento e Jongsu
descobre no banheiro uma coleção de facas e em uma gavetinha, vários pertences
femininos sem valor, como pulseirinhas, presilhas, grampos, correntinhas. Haemi
subitamente some e seu amigo fica muitíssimo preocupado, indo procurá-la em
todos os lugares, desde sua infância até os dias atuais sem sucesso.
Desesperado encontra-se com Ben, que afirma não saber de seu paradeiro. Clandestinamente
Jongsu consegue entrar no banheiro e vê na gaveta algo que será decisivo para
ele. O filme tem um final importantíssimo, encerrando mais de duas horas de
tensão e mistério. Os três jovens atores são excepcionais e o enredo está bem
longe de representar um triângulo amoroso banal. A crítica em Cannes não foi
tão calorosa como eu. Ótimo, absolutamente imperdível!!
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