segunda-feira, 26 de março de 2012

PINA DE WIM WENDERS














PINA, ALEMANHA – FRANÇA – REINO UNIDO/2010 DOCUMENTÁRIO, 106 MIN.
Amigo da famosa coreógrafa alemã Pina Bausch, Wim Wenders realiza um espetacular trabalho documental em 3D, após a morte da bailarina em 2009, aos 68 anos. A frase dita por ela, no início do filme, é lembrada até o fim do espetáculo: Não estou nem um pouco interessada em COMO meus dançarinos se movem. Estou interessada NO QUE os move. Não é um documentário sobre sua vida, mas sobre seus principais trabalhos com comentários de seus discípulos que a homenageiam com poucas palavras. A dança, com técnica e desempenho perfeitos e incríveis, é realizada no palco, em salas abandonadas, pelas ruas e em diversos lugares ao ar livre da cidade industrial de Wuppertal. Até mesmo um bonde suspenso e escada rolante servem de cenário. As peças eleitas são A Sagração de Primavera, Café Müller, Vollmond, Kontakthof e várias músicas populares belíssimas. Quase sempre os bailarinos estão descalços, dançando sobre a terra espalhada sobre o tablado, ou ainda, calçados com sapatos convencionais ou com sapatilhas quase transparentes. Os vestidos são sempre languidos, esvoaçantes e com alças finas que sempre saem do lugar a fim de teatralizar melhor as situações. Os homens usam calças, ternos e às vezes chapéus. Existem movimentos repetitivos, quase robóticos, enfatizando o deslocar dos membros, primeiro vagarosamente, até que a velocidade seja tão grande que os faça cair em estado de stress total. As danças nas ruas e em cima de pedras, com a água compondo um fundo musical, também são de tirar o fôlego. Uma grata surpresa é ver nosso Caetano Veloso sendo homenageado com sua canção Leãozinho. Dentre os dançarinos que prestam seus depoimentos, outra brasileira, Regina, apresenta uma performance de grande leveza e perfeição movendo-se sobre encostos de simples cadeiras expostas ao ar livre, sobre a grama. A câmera movimenta-se para vários lados, mostrando os bailarinos ao longe ou perto, em meio a eles, e a sensação é de estarmos todos juntos. A técnica de terceira dimensão foi essencial para o absoluto sucesso dessa obra prima. Pina aparece muito pouco, mas sua obra é sobejamente exaltada. Programa imperdível para qualquer público. O filme foi realizado graças aos pedidos da família e do elenco dessa companhia global, uma vez que são provenientes dos mais diferentes países, fundada por ela em 1973, o Tanztheater Wuppertal.

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