segunda-feira, 4 de fevereiro de 2013


OS MISERÁVEIS DE TOM HOOPER

LES MISÉRABLES, REINO UNIDO/2012, MUSICAL, 157 MIN.

ELENCO:

HUGH JACKMAN – PRESIDIÁRIO JEAN VALJEAN

ANNE HATHAWAY – FANTINE  

RUSSELL CROWE  - JAVERT

AMANDA SEYFRIED - COSETTE

EDDIE REDMAYNE - MARIUS

SAMANTHA BARKS - ÉPONINE

SACHA BARON COHEN

Adaptação do musical baseado na obra de um dos mais famosos escritores da França, Victor Hugo (1802-1865), dirigido por Tom Hooper de O Discurso do Rei, está indicado em oito categorias de Oscar, incluindo melhor filme, ator e atriz coadjuvante. Esse maravilhoso filme, que tem estrutura para ganhar um Oscar com grande justiça, recebeu o Globo de Ouro de melhor musical. O drama se passa na França do século XIX, tendo como pano de fundo a Revolução Francesa e a derrota de Napoleão em Walterloo, nos idos de 1832. Com ela vem outro reinado e outra revolta da pobreza, pela tão proclamada Liberdade, Igualdade e Fraternidade, símbolo de uma revolução e decapitação de vários reis e nobres.  Se fosse preciso o povo tornaria a pegar em armas, segundo alguns bravos e patrióticos indivíduos. O vermelho, azul e branco da bandeira seria respeitado e honrado. Vitor Hugo, pertencente à elite, acaba se dando conta dessa pobreza, ignorada por todos de tão presente e cotidiana. O livro, que pertence a corrente do romantismo, teve uma vendagem espetacular em seu lançamento (1862) e é até hoje consagrado. O enredo baseia-se na soltura de um ex-presidiário (espetacular Hugh Jackman), depois de passar 19 anos nas galés por ter roubado pão para a irmã. Será perseguido pelo inspetor implacável, Javert, na pele de Russell Crowe. Era um homem tão obcecado por sua função que seu nome foi cunhado como sinônimo de perseguidor implacável. Jean Valjean não conseguirá qualquer função na busca de empregos, acabando por dormir na rua. Acolhido por um bispo, será tratado com dignidade, mas antes de amanhecer rouba a prataria da igreja, todavia é preso por Javert e retorna ao convento, onde é reconhecido pelo bispo que diz ter lhe dado de presente a prataria e mais dois grandes e pesados castiçais que havia esquecido. Embrutecido pelo sofrimento vê na atitude cristã uma oportunidade de voltar a ser um homem descente. Torna-se dono de uma fábrica de tecidos e o prefeito da cidade. Ao salvar um homem que cai de sua carroça é observado por Javert, que vê naquela atitude sobre-humana, uma força que reconhece como sendo de seu ex-detento. Nesse ínterim uma funcionária da fábrica, Fatine (a maravilhosa Anne Hathaway) perde seu emprego por ser mãe de uma menina, Cosette, e não ser casada. Fora iludida na juventude, quase infância, por um jovem que as abandona e ela deixa a criança em uma hospedaria para ser cuidada, onde passa pelas maiores provações, sem que ela saiba, apesar dos altos volumes de dinheiro que envia. Desempregada e doente é levada de roldão para a prostituição, quando conhece Valjean que jura cuidar de sua filha, pouco antes de sua morte. Conseguindo localizar Cosette, passa a ser um homem feliz, mas temeroso da prisão. Tornam-se quase fugitivos, mudando de endereço frequentemente. Ele paga um altíssimo preço para salvar a menina. Nesse cenário da pobreza extrema e falta de justiça, passam-se nove anos e vemos jovens franceses preparando-se para outra revolução, formando barricadas na cidade de Paris, a fim de derrotarem o exército e conseguirem vencer com a ajuda do povo francês, que certamente estaria do lado deles, após a morte do general Lamarque. Dentre eles está o nobre Marius, que abandona o conforto e fortuna para defender sua causa. Ao ver de relance Cosette, apaixona-se perdidamente por ela e só terá descanso quando puder conhecê-la e se casar com ela. É ajudado pela fiel e apaixonada Éponine, grande revelação do filme. Durante a batalha, apesar da força e obstinação dos jovens, são cruelmente mortos pelos militares, Marius ferido e o povo recolhido em casa. Salvo por Valjean, vão parar nos esgotos da cidade, entretanto conseguem se safar e o jovem é levado para um hospital. O grande drama de seu libertador é deixar a filha ir e ficar só ou revelar o paradeiro de seu amado. Ao ver o grande amor que os contagia, resolve deixar a filha livre para ser feliz e não mais uma fugitiva, sem saber a causa. O final é feliz. O que tenho a destacar é o grande desempenho desses atores-cantores, o envolvimento psicológico que têm com seus personagens e a mobilidade que o cinema propicia para revelar os meandros da história, que no palco perde sua força e fica por conta da imaginação de cada um. Esse é um filme que podemos dizer que realmente merece sua indicação, pela grandeza da obra e por destacar a fraternidade, justiça e amor como temas principais, apesar do que se vê desenrolando nessa nova modernidade do século XXI.

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