quinta-feira, 24 de julho de 2008

Une Fille Coupée en Deux


Claude Chabrol
Trata-se de uma ótima tragicomédia psicológica de Chabrol, 78 anos, um dos representantes da nouvelle vague francesa, que tinha como integrantes além dele Truffaut, Rohmer e Rivette, todos admiradores de Hitchcock. O filme baseia-se em fatos reais ocorridos em Nova York, no século XIX, e filmados por Richard Fleischer em 1955 sob o título de O Escândalo do Século. Esta excelente história começa com o céu totalmente vermelho sobre uma estrada rodeada de árvores na cor verde escuro e preto. A estrada acaba numa bifurcação e um carro esporte escolhe o caminho da direita, indo parar numa moderníssima casa de campo, em Lyon. As cenas passam a ter um tom normal. Estamos na casa de um maduro e famoso escritor, Charles Saint-Denis (François Berléand), casado há vinte e cinco anos com uma bela mulher independente, e na companhia de sua amiga e editora Capucine. A moderníssima casa é nada menos do que espetacular e seu relacionamento matrimonial parece ser perfeito. Tudo completo. Ele é avesso à mídia, mas precisa dela para vender seus livros e como acaba de lançar seu último volume, comparece a um coquetel de lançamento, onde a fina nata intelectual e financeira está presente, o Jet Set. Sua esposa parte, pois viaja constantemente. Ele, descobrimos agora, sempre insinuante e à procura de novos amores, olha para uma jovem angelical, Gabrielle (Ludivine Sagnier) que é o personagem central do filme. Gabrielle trabalha em um canal de televisão, onde é a moça da meteorologia. Elogiada pelo chefe e seus colegas, tem a possibilidade de ter um programa só seu. No dia seguinte ao coquetel, Charles vai a uma livraria, onde ocorrerá a venda dos livros e o dia de autógrafos. Um jovem dândi, Paul (Benoit Magimel), chega com seu caríssimo carro e, passando à frente dos demais compradores, exige um livro e maltrata o escritor, o qual odeia, mas que o conhece desde a infância, pois era amigo de seu falecido pai. Paul é herdeiro de um império farmacêutico, vivendo com sua mãe e duas irmãs numa enorme mansão em estilo francês. Nesse thriller existem três homens interessados em Gabrielle. O escritor maduro, o bon-vivant e seu chefe. Nossa heroína encontra-se totalmente deslumbrada com Charles. A livraria onde ocorre o lançamento é de sua mãe, tendo a garota sido criada cercada por livros e cultura. Assim ele tem a oportunidade de vê-la novamente, convidando-a para sair. Paul percebe o relacionamento que está surgindo e, morto de ciúmes, quer cortejá-la também, porém é sempre preterido pela experiência e sedução do escritor. O casal com idades e experiências tão diferentes passa a freqüentar uma garçonière, no centro da cidade, sua segunda moradia. Ao deparar-se com uma ótima foto de um trem, ela pergunta de onde é e se ele a levará para conhecer o local, contudo a resposta é negativa e o lugar é Lisboa. Gabrille sai enfurecida e confidencia seu affaire com o conhecido escritor à sua mãe. Ela não aprova a diferença de idade, mas não reprova a filha que se encontra totalmente arrebatada por ele e por seus métodos de sedução. Charles inicia seu encanto comprando para ela, em um leilão, um livro ilustrado raro e caríssimo de um escritor francês fiel seguidor do erotismo e da sensualidade. Sua jovem musa o satisfaz em todas as fantasias sexuais, nunca se sentindo humilhada ou pervertida. Ela é uma jovem carente de 25 anos, sem pai, e com o passar do tempo, se torna inconveniente, por exigir demais sua presença e amor. Acreditando que ele não tem um casamento feliz, quer persuadi-lo a ficar só com ela. Entrementes Paul persegue Gabrielle por toda parte, não aceitando ser rejeitado já que, sendo milionário e mimado, nunca soube o que era não ter o que queria. Apesar de tudo eles se tornam amigos e se vêm com certa regularidade. A mãe de Paul, sabendo que ele está apaixonado pela garota, desaprova o fato, pois porá em risco sua fortuna e credibilidade frente à sociedade francesa e seu grupo filantrópico, típico para amansar a consciência de quem só desfruta do melhor. Como é previsível, Charles desaparece e troca a fechadura da garçonière. Vemos uma Gabrielle frustrada, desesperada e depressiva. Sua mãe não sabendo mais o que fazer, chama seu irmão para ajudá-la e acabam por planejar a história da Bela Adormecida, onde um príncipe beija a jovem, ela desperta, casam-se e são felizes para sempre. Paul e Gabrielle tornam-se namorados, mas ele não consegue esquecer o passado da moça, sendo constantemente atormentado pela visão dela e do escritor. Apesar dos problemas, ela consegue realizar seu sonho de ir a Lisboa e andar no trem da foto mencionada no princípio da história, com seu novo namorado. Contudo, em Portugal, ocorre uma briga muito grande entre o casal e Paul, sacando uma pequena pistola, ameaça matá-la e se suicidar, não passando, porém, de uma encenação. Um ano já se transcorreu e os jovens estão com o casamento marcado, para desespero da mãe de Paul, que jamais aceitaria uma menina comum participando de seu seleto “mundo superior”. Gabrielle no dia anterior à cerimônia vai provar seu vestido de noiva, mas é surpreendida por Charles, que sabendo da notícia, vai abordá-la, pedindo que não se case, pois o rapaz é um psicopata. Gabrielle ainda o ama, mas só ficará com ele se Charles separar-se da mulher, o que está fora de questão. O caso com Paul é grave, ele havia seqüestrado uma menina de 9 anos, quando era adolescente, mas o episódio foi abafado pela família. Os enamorados casados, Gabrielle passa a viver entre os ricos e poderosos, mas não está feliz pela desigualdade de metas entre eles. Durante uma cerimônia em que Charles será homenageado pelo grupo filantrópico de Lyon, cuja presidente é a mãe de Paul, os jovens se atrasam e no exato momento em que Charles se levanta para falar, eles chegam. Ela mais linda do que nunca, vestindo um traje vermelho sangue, e ele elegante em um terno risca de giz e plastron. Andando sempre na frente da esposa, sobe no palco onde Charles já se encontra e postando-se ao seu lado, saca a mesma pistola e atira contra o rival, matando-o fulminantemente. Preso, sua família, depois de contratar diversos advogados, chama o filho do advogado de seu falecido marido para propor a Gabrielle que deponha contra Charles, diminuindo os anos de prisão de sua pena. Nossa protagonista, que agora mora com a mãe, é convencida e concorda em comparecer na casa de sua sogra. Essa fria mulher conta que, antes de Paul nascer, tivera outro filho, com diferença de dez meses. Eram como gêmeos e estavam sempre juntos. Uma noite, durante o banho enquanto os garotos brincavam na mesma banheira e rindo alto, subitamente o riso é só de Paul. Alarmados os pais correm para lá e a cena é de Paul feliz e seu irmão mais velho morto aos cinco com a cabeça dentro da água. Nunca souberam o que houve de verdade, mas está claro que foi um assassinato motivado em ciúmes cometido por uma criança na sua primeira infância! Gabrielle se comove muito com o infortúnio e chega a tocar o ombro da sogra. Chegando a casa afirma para a mãe que só fará uma coisa: contar “la vérité, toujours la vérité[1]”. Ingênua Gabrielle! Seu marido, apesar de receber somente sete anos de prisão graças a seu testemunho, não a recebe e procurando a sogra fica sabendo que ela não terá direito a nada, ficando somente com seu carro esporte vermelho. Mais ainda, Paul foi declarado incapacitado para qualquer ação e com isso ocorrerá o divórcio. Última cena: seu tio, um mágico, tem agora Gabrielle como assistente. No teatro lotado, ele a coloca deitada em uma mesa para ser cortada em dois. Gabrielle enquanto é serrada, vira seu lindo rosto para o lado e uma lágrima cai de seus olhos azuis. O palco fica negro. Novamente a luz se acende e a esplêndida Gabrielle, em pé, abre seus braços e sorri para a platéia. Seu semblante mostra que acabou com sua vida e carreira!
Esse filme consistente nos mostra o preconceito entre classes sociais, ainda tão presente entre os europeus. O psiquismo doentio que se alastra entre tantas pessoas, independentemente do grupo social, a mentira, a infidelidade conjugal, a ambição e desejo Concluindo, todas as fraquezas humanas! A atuação dos atores é impecável e devemos notar como o tom vermelho sempre antecipa fatos vitais no desenrolar da história. O título poderia ser: Desejo, Ambição e Morte.
[1] A verdade, sempre a verdade.

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