quinta-feira, 21 de agosto de 2008

Sweeney Todd-O barbeiro demoníaco


SWEENEY TODD – O BARBEIRO DEMONÍACO DA RUA FLEET



Sweeney Todd, muito bem dirigido por Tim Burton, é uma adaptação de um musical famoso de Stephen Sondheim (1979). Ambientada na poluída e escura Londres do século XIX, onde os direitos dos trabalhadores eram relegados e a classe dominante massacrava a classe trabalhadora, resultando num conflito de ódio, horror, morte e vingança. A industrialização da Inglaterra começara e seu principal combustível era extraído das minas de carvão que tornava o ar irrespirável e as classes trabalhadoras doentes e imundas.
No abrir dessa opereta vemos os enegrecidos edifícios vitorianos cobertos de poeira, mas, em destaque, um rico filete rubro de sangue que escorre dos telhados, desce pelas paredes dos prédios, escorre pelas ruas cheias de enormes ratos, baratas e todo tipo de inseto, caindo pelos bueiros e canos de saneamento imundos, passando por uma enorme máquina de moer carne em funcionamento. As cores do filme passam por diversas nuances de cinza e preto, com alguns toques de azul anil e vermelho. Um navio atraca no porto de Londres e dois passageiros sombrios saltam dele e caminham pelas ruas fétidas. Anthony (Jamie Campbell) é um jovem marinheiro que ajuda o barbeiro Sweeney Todd (ótimo Johnny Depp) a voltar para a Inglaterra, após quinze anos de prisão irregular. Casado com a linda Lucy e pai de uma menina, foi jogado atrás das grades, na Austrália, por um golpe do torpe juiz Terpin (Alan Rickman) apaixonado por sua mulher, que ao ver-se sozinha com o bebê ingere veneno, deixando a criança sob sua tutela.
Jurando a pior vingança possível ao seu destruidor, pois a linha da história é nunca esqueça, nunca perdoe, se encaminha para a loja de Mrs. Lovett (excelente Helena Carter), sua antiga senhoria. Reconhecido por ela, sobem para seu antigo apartamento, no alto da loja, onde ela guarda, sob o assoalho, seu belíssimo estojo de navalhas, com cabos de prata finamente trabalhada. É um encontro macabro, os dois muito sujos, cabelos armados e desalinhados, faces rancorosas, com carvão literalmente até os dentes, conversando num local abandonado, sem perspectiva de futuro para nenhum deles. Contudo, vemos que a viúva é apaixonada por ele, tendo deixado o local com seus poucos pertences intactos. Andando pelo mercado eles param para ver o trabalho do barbeiro Mr. Perelli. Todd, na esperança de obter fregueses, desafia-o para uma competição a ser julgada por um bedel, o mesmo que o arrastou a prisão. Depp vence a disputa e pouco depois é visitado por Pirelli e seu ajudante Toby, que tendo reconhecido o verdadeiro Benjamin Baker, o chantageia. Atacado por Todd com uma chaleira fervendo, desmaia e é colocado dentro de uma arca. Visitado pelo juiz para fazer a barba, pois fora muito elogiado pelo seu bedel, Todd vê a oportunidade ideal para matá-lo com sua poderosa navalha. Porém, o jovem Anthony entra no local, dizendo ter visto sua bela filha, agora prisioneira de Turpin, e que quer salvá-la, pois fora informado por uma pedinte que se achava em frente a casa e sempre observava a jovem. Saindo para resgatar Johanna, o juiz Turpin deixa a cadeira às pressas e Todd, irritadíssimo com o desfecho, acaba liquidando seu desfalecido oponente barbeiro. Ele e Mrs. Lovett, mais prática e fria, decidem que a melhor coisa a fazer com o cadáver é moê-lo, e utilizá-lo como recheio das tortas, que com tanta penúria andavam vazias e sua loja sem clientes. Hilário é vê-los escolhendo quem deve ou não deve ser morto por suas poderosas armas, passadas pelas carótidas desavisadas. O filme tem um tom de farsa. A paixão de Lovett é patente e seu maior desejo é casar com Todd e morar numa casa de praia, seu sonho é mostrado em colorido suave e romântico!
Desconfiado do jovem marinheiro, o ciumento juiz Terpin, envia a pobre moça para um conhecido asilo de loucos. Ao mesmo tempo em que Depp traça um vagaroso e cruel plano de vingança. A viúva torna-se muito bem sucedida com tantos assassinatos e carnes moídas com sangue, os rubis do barbeiro, transformando Toby em seu fiel ajudante. O garoto jura-lhe fidelidade eterna, pois sem ela não seria ninguém, apenas um pobre órfão mal tratado e chicoteado. As “pedras preciosas” (o sangue) são jorradas com grande abundância. No asilo de loucos Johanna está numa cela com muitas outras jovens. Elas são separadas por cor dos cabelos: castanho, ruivo ou loiro. Anthony vai ao seu encalço, instruído por Depp, fazendo-se passar por aprendiz de peruqueiro. Lá é a fonte de cabelos das perucas feitas na Inglaterra. O carcereiro encaminha-o até os cabelos loiros e pede que ele os escolha, dentre as várias jovens jogadas e maltratadas. Avistando a linda adolescente, puxa-a contra si, e aponta a arma para o homem, ferindo-o e deixando que suas “meninas” cuidem dele...
Sweeney Todd, não consegue mais avistar o juiz. Desesperado envia-lhe uma carta, por Toby, para que ele compareça na barbearia, pois sua Johanna estará lá. Sem saber, o odioso bedel vai à barbearia conferir as condições sanitárias da loja, todavia, bajulado por Depp, senta-se na fatídica cadeira e é imediatamente morto, juntando-se aos inúmeros cadáveres que ficam no subsolo e são transformados, depois de moídos, em recheios de tortas assadas num enorme forno à lenha! Desconfiada de que o fiel e inteligente Toby sabe mais do que deve, Mrs. Lovett atrai-o ao sótão, trancando-o. O garoto desaparece pelos canos de esgoto e não é encontrado. Nesse ínterim, o célebre e esperado Mr. Turpin aparece, senta-se na cadeira para ser escanhoado, sendo cruel e minuciosamente navalhado por Todd com “rubis” despejados por todos os lados (é muito sangue mesmo) e, enfim, Sweeney se sente PURIFICADO e VINGADO pela morte de mulher e sumiço da filha. Johana chega à barbearia, mas a encontra vazia. Disfarçada em rapaz, aguarda seu pai. Sweeney avista uma mendiga na escadaria de sua casa, que parece reconhecê-lo de algum lugar, mas nesse frenesi de crueldade, também é assassinada. Ela é colocada no chão perto do forno. Quando Todd entra na barbearia vê somente um lindo rapaz e o esfaqueia, também. Mata sua própria filha, que ao cair mostra seus lindos cabelos loiros escondidos sob o boné. Ela é a quarta vítima. Ensangüentado, vê Mrs. Lovett e descobre que ela mentiu, pois ao abrir a porta do forno, a luz forte do fogo se projeta sobre o corpo da mendiga e ele pode reconhecer o rosto de sua esposa, agora envelhecido e deformado. Num desvario, exige saber por que ela disse que sua amada estava morta? Responde, astutamente, que falou que ela tomou veneno e não que morreu. Num bailado aterrorizante ele valsa, delirantemente, com a viúva jogando-a na fornalha e trancando a porta, enquanto a observa morrer. Alucinado por tantas mortes vira-se e é surpreendido pelo pequeno Tobi, que saindo do bueiro corta-lhe a garganta com sua própria navalha de prata, ricamente ornamentada. Um forno e muitos cadáveres. A última cena!
Nota
O musical critica as péssimas condições do povo humilde de Londres, com seus cortiços, seus casebres e habitantes relegados a condição de quase escravidão, o comportamento torpe e cruel das classes dominantes em relação aos pobres e a interação de ódio e vingança entre as classes sociais. Essa lenda ou história verdadeira é tão famosa na Inglaterra como a do Jack, o estripador. Também nos mostra a ineficácia total da vingança com as próprias mãos, que pode causar mais danos do que o crime em si!

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