sexta-feira, 29 de agosto de 2008

SENHORES DO CRIME



DIRIGIDO POR DAVID CRONENBERG


Senhores do crime tem em seu título original Eastern Promisses um peso maior. Dirigido com grande habilidade por David Cronenberg, conta uma história soturna sobre a máfia russa. No início desse filme sombrio e muito bem compassado, vemos uma barbearia e seu dono, com carregado sotaque estrangeiro, contando os problemas de um sobrinho com dificuldades mentais a um cliente checheno, que ele barbeia. O jovem deficiente obedece cegamente ao tio, e entrando abruptamente no recinto corta em segundos a garganta da vítima, com uma navalha. Esse é um crime encomendado por Kirill (Vicent Cassel), filho do chefe da máfia russa, Semyon, (ótimo Armin Mueller-Stahl). O corpo é mutilado para que a polícia não tenha acesso às impressões digitais e à arcada dentária, (os dedos e dentes são extirpados) e depois é jogado no rio num ponto determinado. Só agora fica evidente que se trata da cidade de Londres, pois a linguajar dos personagens e o cenário não nos dão uma pista certa. O serviço sujo é feito pelo siberiano Nikolai, (excelente Viggo Mortensen), que é uma mistura de chofer e guarda-costas de Kirill, jovem medroso, inseguro e brutalizado pela maneira grotesca como é tratado por seu pai. Anna (ótima Naomi Watts) é enfermeira e parteira de um grande hospital londrino. Ao socorrer uma menina russa de 14 anos, durante um parto, perde sua paciente, ficando vivo só o bebê, uma menina, que provavelmente irá para a adoção, já que sua mãe não deixou nenhuma informação. Somente um diário em sua bolsa, escrito em cirílico, é a pista para descobrir a família da adolescente. Anna pega o diário para lê-lo e, apesar de filha de russo, não domina o idioma levando-o para casa, a fim de que seu tio o traduza. Horrorizado com o que lê, pede que ela se desfaça dele, mas Anna, que abortara recentemente, vê-se compelida a encontrar a família da criança. Através de um cartão de restaurante enfiado no meio do diário, ela vai bater às portas de um restaurante russo, pertencente ao mafioso Semyon, homem maduro com uma aparência serena, paternal e além de tudo ótimo cozinheiro. Jamais ela poderia suspeitar da armadilha que seria tramada por esse senhor atencioso de olhos muito azuis. Alegando falta de tempo para traduzir o diário, promete fazê-lo no dia seguinte. À saída Anna encontra-se com Cassel e Mortensen, que a admira discretamente e ela pressente que se simpatizará com ele. Com aspecto de gângster esse homem magro, alto, forte e com traços bem definidos, lhe dá uma carona. Durante o trajeto ela indaga se ele, eventualmente não conheceria uma menina russa, Tatiana, cujo diário continha o nome de seu patrão, citado diversas vezes. Com um semblante calmo e enigmático, não lhe oferece nenhuma informação. Nesse ambiente de más expectativas, tensão e mistério o filme de desenvolve, não nos deixando concluir corretamente nada, mas ficando a forte sensação de que algo terrível acontecerá a Anna, a seus parentes e a Cristina, o bebê.
Com o decorrer das tensas cenas, o caráter dos personagens vai se abrindo. O violento Kirill, órfão de mãe, é homossexual e odeia o pai que tanto teme e obedece. Semyon possui um restaurante de fachada, onde recebe toda a comunidade russa para importar drogas, traficar prostitutas e outras mercadorias. Ele é brutal, inclemente e poderoso, auto proclamando-se rei. Numa tentativa frustrada de estupro por parte de seu filho ele mesmo o faz na garota Tatiana, que prisioneira deles é violentada e recebe injeções diárias de heroína. O desejo da adolescente era partir da aldeiazinha russa onde morava e realizar seus sonhos na Inglaterra (Eastern Promises), todavia encontrou horror e morte. Seymon, na verdade, é o verdadeiro pai da pequena Cristina. Nikolai é totalmente imprevisível e misterioso, ora com atitudes humanas, ora com uma crueldade sem limites, como quando obedece às ordens de Smyon, sem pestanejar. Passa-nos a impressão de um homem sem auto-estima que mesmo cuspido no rosto não reage. Seus dedos, braços e corpo são cobertos por tatuagens, que segundo a tradição russa, contam a história de vida de um homem. Elas são importantíssimas, pois determinam quem você é e no que você acredita. Convidado por Semyon a fazer parte da família, por sua eficiência, Nikolai passa pelo crivo dos chefões mafiosos. Aceito, tem gravadas nos joelhos as estrelas que representam esse grupo. Numa sauna local é denunciado pelo barbeiro mafioso como sendo Kirill a dois irmãos do checheno assassinado. Ele fora mandado ao local por Seymon, na tentativa de salvar seu filho e se livrar de Nikolai que já sabia demais. Com o corpo tatuado e nu é reconhecido pelas tatuagens. Envolve-se numa luta fantástica de vida ou morte, onde a desvantagem da nudez é óbvia, conseguindo, porém, aniquilar os adversários com seus próprios punhais. Esse não é um filme de tiros, mas de assassinatos a sangue frio com armas brancas, onde prevalece a proximidade entre os personagens. Anna é inteligente, humana e honrada, querendo ser solidária com as pessoas. Sua mãe é criteriosa e preocupada com a posição de estrangeira. Seu tio, bêbado, porém um bom homem.
Em certo momento nos é revelado que o incompreensível Nikolai é, na verdade, agente secreto da Scotland Yard russa e que está numa perigosa e delicada missão para exterminar a poderosa máfia russa na Inglaterra. Seu alvo é Semyon e seu bando. Ajudando Anna a procurar a criança que fora levada do hospital, encontram-na com Kirill que tenta malogradamente afogá-la no rio, seguindo as ordens de seu pai, pois o exame de DNA revelaria a paternidade do bebê. Kirill chora ao tentar matá-la, quando é abordado por Anna e Nikolai. Conseguindo resgatar a pequena menina, consola Kirill e o convence a abandonar o grupo do velho mafioso e a formarem um novo, como sócios. Nikolai despede-se de Anna, que quer descobrir, em vão, sua verdadeira identidade, depois de se mostrarem apaixonados. Mortensen lhe diz adeus, nada mais. Um ano se passa e vemos reunidos e felizes Ana e sua família ao lado da pequena Cristina. No final abrupto do filme, está sentado numa cadeira de restaurante, nosso solitário herói Nikolai. A cena é longa e escura, com o foco de luz direcionado apenas para sua figura. Sua missão fora concluída.

Nenhum comentário: